domingo, 30 de novembro de 2014

Cuidando das  axilas



Pelos encravados


Para evitar esse transtorno, atenção ao seu método depilatório. “O uso de lâminas de barbear no sentido do crescimento é o método que menos encrava o pelo, entretanto, a depilação não fica com aspecto excelente, pois pequenos pontos enegrecidos ou acinzentados ficam visíveis na superfície da pele. A eliminação definitiva dos pelos é o ideal nesses casos”, recomenda a Dra. Fabiane.Apesar de ficarem em evidência no verão, é preciso dar atenção a elas em qualquer estação. Você há de convir que axilas ressecadas, manchadas ou com pelos encravados detonam qualquer visual! O atrito com as roupas, o suor, a depilação são fatores que agridem e prejudicam a saúde da pele, mas você pode mudar essa situação adotando alguns cuidados na sua rotina diária.


Diariamente


Lave bem com água e sabonete para retirar resíduos de suor e desodorantes. Dê preferência aos sabonetes antissépticos, para evitar a colonização bacteriana, e consequentemente o mau cheiro. Se for usar uma esponja, escolha uma macia, para não agredir ainda mais a pele. Seque bem com uma toalha macia. “Na rotina diária, secagem após o banho é fundamental, especialmente no calor. E para os que transpiram muito, um antitranspirante, mesmo que sem desodorante, é importante para evitar infecções”, diz a Dra. Fabiane Mulinari Brenner, dermatologista do Hospital VITA, em Curitiba. “Os antitranspirantes mais eficientes possuem derivados do alumínio. A fragrância é de escolha pessoal, mas pode levar a alergias, portanto, atenção!”, orienta a dermatologista. E não se esqueça da hidratação: uma pele hidratada já melhora muito a aparência das axilas! Você pode usar a mesma loção hidratante que passa no corpo todo.


Depilação


A Dra. Fabiane explica que a depilação deve levar em conta o tipo do pelo – se grosso ou fino, loiro ou escuro –, a cor da pele, a sensibilidade e a dor de cada um. “Cremes depilatórios e lâmina de barbear são indolores, mas requerem manutenção frequente. Cera, pinça e aparelhos que arrancam o pelo pela raiz têm durabilidade maior, mas são dolorosos. Idealmente o laser pode eliminar definitivamente os pelos quando realizado por médicos capacitados”, diz a especialista.


Manchas


“As manchas em geral decorrem de irritação excessiva pelo método depilatório ou encravamento de pelos. Clareadores em creme podem melhorar, assim como a eliminação definitiva dos pelos por meio do laser”, orienta a dermatologista. Lembre que uma pele ressecada também tem sua coloração alterada. Muitas vezes, o simples fato de hidratar a pele já ameniza a diferença de tonalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário